O ‘vermelho’ do partido Movimento de Regeneração Nacional (Morena), o grande vencedor das últimas eleições mexicanas, escorreu para o mercado cambial. O peso mexicano está a desvalorizar desde que o país sul-americano elegeu este domingo o político mexicano de esquerda Andrés Manuel López Obrador como novo presidente.
Durante a madrugada, nas primeiras sondagens à boca das urnas, a moeda do México ainda esteve a apreciar mais de 1% face à moeda norte-americana, mas acabou por ficar a perder ao longo da manhã desta segunda-feira, já com os dados oficiais do escrutínio. Por volta das 12:50 (hora de Lisboa), o peso mexicano recuava 0,89% face ao dólar (para 0,04979 dólares) e deslizava 0,41% quando comparado com o euro (para 0,04281 euros).
Andrés Manuel López Obrador conquistou a vitória nas eleições presidenciais do México, com maioria absoluta (52,8% dos votos do eleitorado do México). “Chamo todos os mexicanos para a reconciliação e para colocarem em cima dos seus interesses pessoais, por mais legítimos que eles sejam, o interesse superior”, afirmou o novo chefe de Estado do México, assim que surgiram os primeiros resultados.
Durante a madrugada, na sondagem à boca das urnas, três institutos de sondagem projetavam já uma vitória de Andrés Manuel Lopez Obrador com mais de 40% dos votos. Após virem a público estes dados, os adversários de Andrés Manuel Lopez Obrador – como Ricardo Anaya (23,8%), José Meade Kuribreña (14,8%) e Jaime Heliódoro Rodríguez Calderón (5,9%) – admitiram a derrota, mesmo sem conhecer os números oficiais.