Petróleo garante 70% das receitas públicas de Angola

Cerca de 70% da receita total arrecadada pelo Estado angolano entre janeiro e agosto, mais de 21 mil milhões de euros, foi assegurada pela indústria petrolífera, indicam dados do Ministério das Finanças. De acordo com o mais recente boletim preliminar sobre o comportamento das receitas correntes, o setor petrolífero assegurou, até agosto, mais de 1843 […]

Cerca de 70% da receita total arrecadada pelo Estado angolano entre janeiro e agosto, mais de 21 mil milhões de euros, foi assegurada pela indústria petrolífera, indicam dados do Ministério das Finanças.

De acordo com o mais recente boletim preliminar sobre o comportamento das receitas correntes, o setor petrolífero assegurou, até agosto, mais de 1843 mil milhões de kwanzas, o equivalente a 14,7 mil milhões de euros.

Já o setor não petrolífero representou, no mesmo período, receitas na ordem dos 800 mil milhões de kwanzas, cerca de 6,3 mil milhões de euros.

Face a estes números, segundo cálculos da Lusa, a receita petrolífera teve um peso de 70% no total de cobrança arrecadada pelo Estado angolano até agosto, confirmando as dificuldades do primeiro semestre do ano, com a redução da produção nacional.

Os dados continuam também a evidenciar a forte dependência da exportação de petróleo por parte de Angola nas receitas nacionais, apesar da posição oficial do Executivo, de diversificação da economia.

 

OJE/Lusa

Ler mais
Recomendadas

“Que Deus abençoe a memória daqueles em Toledo”. Trump engana-se no nome da cidade do massacre no Ohio

O presidente norte-americano referiu-se referiu a Toledo, e não a Dayton, nas suas observações sobre um dos recentes massacres onde morreram nove pessoas e outras 27 ficaram feridas.

A “Casa de Papel” na vida real: Assalto à Casa da Moeda do México leva dos cofres 50 milhões em menos de 4 minutos

Os assaltantes conseguiram desarmar um guarda e furar todas as barreiras de segurança até chegarem ao cofre de segurança, que estaria aberto. Em menos de quatro minutos, o grupo de homens roubou e fugiu do edifício sem que a polícia tivesse sequer chegado.

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.