PME vão colaborar na Aliança de Stakeholders de Blockchain

Os parceiros e público-alvo a nível nacional desta ação são as instituições de ensino, associações de empresas, entidades governamentais, empresas e parceiros tecnológicos.

Arnd Wiegmann/Reuters

A CIONET, comunidade de executivos de TI na Europa. e o IAPMEI estabeleceram um acordo de colaboração que visa promover a interação em iniciativas institucionais. O IAPMEI participará num conjunto de atividades destinadas a promover o envolvimento de instituições públicas, empresas e ensino superior no paradigma tecnológico Blockchain, a fim de criar uma comunidade de partilha de conhecimento sobre o tema.

Arranca já este mês e prolonga-se até novembro, o programa de sensibilização e informação sobre a tecnologia Blockchain, designado de Aliança de Stakeholders de Blockchain, devido à sua finalidade de criar sinergias entre os diversos players envolvidos. Entre as ações previstas destaca-se um portal com Sandboxes, onde os participantes da Aliança – estudantes, startups, entre outros – poderão desenvolver soluções e conceitos com base em Blockchain.

Em paralelo, será lançado um roadshow que chegará a alunos do ensino superior e a associações empresariais a nível nacional. Alunos, start-ups e empresas serão também convidados a responder com soluções baseadas em Blockchain a desafios lançados pelos players envolvidos na Aliança.

O programa culminará numa conferência final que envolverá profissionais na área de Blockchain. Esta tecnologia consiste num banco de informação que funciona como um livro de registos, inviolável e extremamente eficiente, registando dados e eventos significativos, tais como transações monetárias.

No âmbito deste acordo está ainda prevista a realização de sessões informativas em parceria entre as duas entidades. Os destinatários destas ações são as associações empresariais, junto das quais se pretende promover a competitividade e a inovação das pequenas e médias empresas portuguesas através da utilização do Blockchain.

 

Esta iniciativa estende-se também além-fronteiras, sendo que a nível internacional, os parceiros e público-alvo são as empresas que estão a desenvolver soluções em Blockchain, consórcios, associações e instituições ligadas ao trabalho desenvolvido nesta área, investidores, especialistas e parceiros tecnológicos.

 

Ler mais
Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.
Comentários