Ponta Delgada, Guimarães e Porto: há um fator (entre outros) que faz destas cidades as preferidas dos portugueses

Porto para comer, Guimarães para visitar o património histórico e cultural do país e Ponta Delgada para passear na natureza. Estes foram os concelhos escolhidos pelos portugueses no estudo “Portugal à Escolha do Consumidor”.

Portugal é um país que impressiona qualquer um pela sua beleza natural, pela longa história e largo património natural e, claro, pela óptima gastronomia. A empresa Escolha do Consumidor elaborou um estudo, intitulado “Portugal à escolha do consumidor”, no qual mais de mil portugueses responderam a um inquérito online onde elegeram os melhores concelhos para usufruir da natureza, do património cultural e da gastronomia.

À pergunta “qual o melhor concelho para usufruir da natureza”, 14,5 % dos portugueses escolheram Ponta Delgada, nos Açores. Os concelhos de Sintra e de Braga ficaram em segundo e terceiro lugar na preferência dos portugueses, com 13,3% e 7,6% dos portugueses a elegerem-nos, respetivamente. Foram vários os critérios definidos pelos portugueses na escolha destes três concelhos, mas em qualquer um destes destacam-se a paisagem natural envolventes e a existência de espaços verdes e jardins.

Em relação ao património cultural Guimarães, segundo o estudo, “conquista o seu lugar ao sol” uma vez que a “cidade berço e com o centro histórico da cidade (…) surge, naturalmente, na segunda posição do ranking”. Com efeito, 13,1% dos portugueses participantes elegeram Guimarães como melhor concelho para usufruir do património cultural e histórico, só superado por Lisboa e acima do Porto, ambos beneficiados “pela quantidade da oferta de museus e espaços culturais”.

Quando à gastronomia, 24,6% dos inquiridos escolheram o concelho do Porto como o melhor para se usufruir da gastronomia. O estudo indica que “é o Porto que se destaca dos demais” e que “a qualidade da comida a norte é amplamente reconhecida”. Se o Porto ocupa o primeiro lugar para se usufruir da gastronomia, a quantidade da oferta gastronómica colocou Lisboa no segundo lugar, com 13,2% dos portugueses a escolherem o concelho da Capital como o melhor concelho se usufruir da gastronomia. Viseu foi o terceiro mais escolhido pela qualidade da oferta gastronómica, à semelhança do Porto.

Relacionadas

Passar férias e ‘desligar’ do trabalho? Estas são as cidades favoritas dos portugueses

Para fazer férias e ir à praia, os concelhos do sul de Portugal parecem reunir a preferência dos mais de mil portugueses que participaram no estudo. Mas nem sempre o concelho preferido para fazer férias é o mais recomendado para tal. Já para ir à praia, a conversa é outra.

Os melhores concelhos do país: Carreira é em Lisboa, vida tranquila em Viseu

Qual é o melhor concelho em Portugal? Depende. Um inquérito online revela que os portugueses veem Lisboa como o melhor concelho para trabalhar, Viseu para viver e comprar casa e Porto para apreciar a gastronomia.
Recomendadas

Saiba quais as medidas de segurança nos locais destinados à dança

É obrigatório ter serviço de vigilância com recurso a segurança privada, aplicável obrigatoriamente em espaços com lotação igual ou superior a 200 pessoas.

Está à procura de um sítio para ficar estas férias? Deco sugere Eco Hotel

Ao estar a selecionar a opção de ficar num alojamento Ecológico, está também a contribuir para garantir mais sustentabilidade e um meio ambiente muito melhor.
Comentários