Português assume presidência europeia na industria do cimento

Gonçalo Salazar Leite, Vice-Presidente da SECIL – empresa portuguesa produtora de cimentos – é o atual Presidente da Associação Técnica da Indústria de Cimento em Portugal, foi hoje eleito Presidente da CEMBUREAU – Associação Europeia de Cimentos.

D/R

Esta é a primeira vez que um português é eleito para presidir esta associação. A grande maioria dos países europeu integra esta identidade que emprega diretamente 400 mil pessoas e gera um valor superior a 20 mil milhões de euros para as economias europeias.

Gonçalo Salazar Leite, que tomou posse esta tarde em Paris, pretende apoiar a industria a atingir os objetivos concretos estabelecidos para fazer face a alterações climáticas, nomeadamente a diminuição das emissões de carbono em 40% em 2030, 60% em 2040 e 80% em 2050.

“A industria cimenteira confronta-se com exigências acrescidas de sustentabilidade e inovação. Apenas através de esforços coordenados de todos, num contexto internacional alargado será possível continuar a assegurar uma industria sustentável e responsável, compatível com uma economia de baixo carbono, e geradora de valor e emprego “, sublinha o agora Presidente da CEMBUREAU.

Com vista a assegurar a competitividade e sustentabilidade da indústria, é ainda prioridade da associação “dar visibilidade às características dos produtos desta industria enquanto materiais fundamentais para uma construção sustentável e energeticamente eficiente

Gonçalo Salazar Leite, que assumiu a presidência executiva da SECIL de 2012 até final do ano passado, considera como desafio essencial do seu mandato “desenvolver as condições de competitividade da indústria”.

A Economia circular, a proteção da biodiversidade e politica energética mantém-se também prioridades da associação, que defende “a implementação a nível europeu de medidas concretas no quadro da economia circular, como a a prioridade à valorização energética e material dos resíduos nas fabricas de cimento”.

Salazar Leite assumirá o cargo de Presidente da CEMBUREAU pelo período de dois anos.

Ler mais
Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.
Comentários