O principal índice da bolsa de Lisboa, o PSI20, segue a recuar 0,65%, contrariando a tendência das principais bolsas europeias, penalizada pelos títulos da Jerónimo Martins que seguem a perder perto de 5%.
O PSI20 segue a negociar nos 5.163,74 pontos, com 12 dos 18 títulos que o compõem a negociarem negativos, um inalterado (o Banif) e cinco positivos.
A liderar as perdas seguem as ações da jerónimo Martins, que estiveram já no arranque das negociações a cair perto de 7% e que seguem no vermelho, a desvalorizar 4,82% para 7,59 euros.
A penalizar o desempenho da dona da cadeia de supermercados Pingo Doce está a divulgação dos resultados relativos aos primeiros nove meses do ano.
Neste período, o lucro da retalhista recuou 15,5%, face a igual período de 2013, para 237 milhões de euros.
As ações do BCP seguem igualmente a penalizar o índice, com perdas de 1,63% para 0,9 euros.
Do lado dos ganhos, o destaque é da PT, que evitava maiores perdas do PSI20, com as ações a avançarem 1,25% para 1,14 euros, seguida da Impresa, cujas ações estão a subir 0,91% para 1,0 euros.
Lisboa contraria o sentimento das principais praças europeias, que seguem hoje em alta, à exceção de Londres, com os investidores a reagirem positivamente ao anúncio da Reserva Federal norte-americana (Fed) de terminar o programa de estímulos.
OJE/Lusa