QSP Summit: 1.700 pessoas à procura da skill certa

The Challenge é o mote da 12ª edição do QSP Summit, que todos os anos chama mais público à Exponor, em Matosinhos. Vários speakers esmiuçaram a inteligência emocional.

A inteligência emocional – um conceito que muito deve ao investigador português António Damásio e à sua mulher Hanna Damásio – parece ser a chave de todo o sucesso. A acreditar nos diversos speakers que passaram – e ainda estão a passar – pelos palcos da 12ª edição da QSP Summit, na Exponor, Matosinhos, a inteligência emocional tem-se revelado a mais importante skill do mundo do trabalho – ou de qualquer outro onde se queira ter sucesso.

Para o psicólogo norte-americano Daniel Goleman, o mais reputado speaker desta edição, a inteligência artificial é mesmo mais importante que o índice de QI – que ao longo de muitos anos foi o mais importante barómetro analisado pelas empresas quando era chegada a hora de escolher as chefias.

Nada mais errado, segundo Goleman: não faltam exemplos de homens muito inteligentes que não conseguem falar com ninguém, nem transmitir de forma clara um ponto de vista, uma ideia ou um pensamento. Resultado: não há motivação das equipas, a empresa não ganha eficiência e o desastre passa a ser a paragem seguinte.

Aparentemente, a inteligência emocional também é passível de ser treinada – o que de algum modo vai contra o que comummente se pensa serem as emoções – mas é isso que Daniel Goleman faz, tendo explicado que esse processo deve começar aos 5 anos de idade.

Assumindo-se igualmente como uma espécie de treinador de emoções, o speaker Steve Knight, professor no INSEAD Business School, prendeu os presentes, que enchiam quase por completo o auditório principal da Exponor, numa interação onde não faltam braços no ar, risos e outras motivações.

A edição de este ano contava ainda com Tamara McCleary, CEO da Thulium, Bonin Bough, um dos executivos de marketing mais premiados do mundo, e produtor e apresentador do The Cleveland Hustles e autor do TXT Me, e Bob Goffee, professor de Comportamento Organizacional, na London Business School.

Considerado um dos mais importantes eventos de gestão e marketing da Europa, o QSP Summit junta ao longo do dia 1.700 quadros médios e superiores das principais empresas e instituições a atuar em Portugal para ouvir alguns dos maiores peritos nacionais e internacionais em áreas como inovação, estratégia digital, competitividade, content marketing e desenvolvimento pessoal, entre outros.

Ler mais
Recomendadas

Vistos gold: Investimento captado mais do que triplicou em julho para 98,2 milhões de euros

O investimento captado através dos vistos ‘gold’ mais do que triplicou (aumentou 276%) em julho, face ao período homólogo de 2018, para 98,2 milhões de euros, segundo contas feitas pela Lusa com base nos dados estatísticos do SEF.

Número de viciados em jogo online aumentou mais de 8% em Portugal

No espaço de seis meses, 38.600 pessoas pediram para ser impedidas de jogar online, mais 3.200 pessoas face a 2018, uma subida de 8,3%.

Avião de carga aterrou de emergência no aeroporto do Porto  

Um avião de carga com dois tripulantes fez hoje uma “aterragem de emergência” em segurança no aeroporto do Porto devido a um “problema no motor”, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Comentários