Quantos mil milhões vale a indústria farmacêutica em Portugal?

A distribuição química e farmacêutica movimentou no ano passado cerca de oito mil milhões de euros e atingiu os 500 milhões de euros em exportações, segundo um estudo da Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos. As conclusões do estudo foram apresentadas no I Congresso Nacional Groquifar (Distribuição Farmacêutica e Veterinária de Produtos Fitofarmacêuticos […]

A distribuição química e farmacêutica movimentou no ano passado cerca de oito mil milhões de euros e atingiu os 500 milhões de euros em exportações, segundo um estudo da Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos.

As conclusões do estudo foram apresentadas no I Congresso Nacional Groquifar (Distribuição Farmacêutica e Veterinária de Produtos Fitofarmacêuticos e Químicos e o Sector das Empresas de Serviço de Controlo de Pragas), sobre “A Distribuição Química e Farmacêutica – Presente e Futuro”.

O estudo analisou 1684 empresas que apresentaram um volume de negócios de cerca de oito mil milhões de euros em 2013.

No ano passado, a distribuição química e farmacêutica movimentou cerca de oito mil milhões de euros e foi responsável pelo emprego de quase 16 mil pessoas.

O setor atingiu ainda os 500 milhões de euros em exportações, sendo que 36% das empresas da área da distribuição farmacêutica e 44% da distribuição química são exportadoras.

O documento, centrado na evolução recente, na situação atual e na caracterização dos vários setores de atividade representados na GROQUIFAR, destaca ainda o aumento de 225% nas exportações no setor de controlo de pragas.

O congresso que decorre hoje e na sexta-feira tem como temas principais o Presente e o Futuro, onde a propósito do início do novo ciclo (2014-2020) de aplicação dos fundos europeus estruturais e de investimento serão analisadas as várias formas de reforçar a competitividade e acrescentar valor na distribuição, a excelência na gestão, os meios de financiamento, a fiscalidade verde e o novo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN – Portugal 2020).

Ler mais
Recomendadas

“Dietas milagrosas” contrariam forma saudável de perder peso, alerta Deco

Para perder peso e manter a saúde, a dieta deve ser variada, eliminar os alimentos hipercalóricos, contemplar nunca menos de 1200 quilocalorias diárias (no caso das mulheres) e 1500 quilocalorias (no caso dos homens).

Gastos irregulares de cinco hospitais públicos sob suspeita

Inspeção-Geral das Atividades em Saúde realizou auditorias a cinco hospitais públicos e encontrou gastos irregulares no valor de 23,5 milhões de euros. 

Saúde. Privados investem 750 milhões de euros na criação de 19 hospitais até 2020

O grande reforço da oferta privada é em Lisboa e no Porto. Mas também há uma aposta em novas regiões como na Madeira, Açores, Vila Real ou Viseu, de acordo com o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, Óscar Gaspar.