A distribuição química e farmacêutica movimentou no ano passado cerca de oito mil milhões de euros e atingiu os 500 milhões de euros em exportações, segundo um estudo da Associação de Grossistas de Produtos Químicos e Farmacêuticos.
As conclusões do estudo foram apresentadas no I Congresso Nacional Groquifar (Distribuição Farmacêutica e Veterinária de Produtos Fitofarmacêuticos e Químicos e o Sector das Empresas de Serviço de Controlo de Pragas), sobre “A Distribuição Química e Farmacêutica – Presente e Futuro”.
O estudo analisou 1684 empresas que apresentaram um volume de negócios de cerca de oito mil milhões de euros em 2013.
No ano passado, a distribuição química e farmacêutica movimentou cerca de oito mil milhões de euros e foi responsável pelo emprego de quase 16 mil pessoas.
O setor atingiu ainda os 500 milhões de euros em exportações, sendo que 36% das empresas da área da distribuição farmacêutica e 44% da distribuição química são exportadoras.
O documento, centrado na evolução recente, na situação atual e na caracterização dos vários setores de atividade representados na GROQUIFAR, destaca ainda o aumento de 225% nas exportações no setor de controlo de pragas.
O congresso que decorre hoje e na sexta-feira tem como temas principais o Presente e o Futuro, onde a propósito do início do novo ciclo (2014-2020) de aplicação dos fundos europeus estruturais e de investimento serão analisadas as várias formas de reforçar a competitividade e acrescentar valor na distribuição, a excelência na gestão, os meios de financiamento, a fiscalidade verde e o novo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN – Portugal 2020).