O Banco de Portugal acaba de revelar as estatísticas relativas a abril de 2018 sobre empréstimos concedidos pelo setor financeiro residente às sociedades não financeiras e às famílias.
A destacar o facto de o crédito às empresas exportadoras ter diminuído face a março e do rácio de crédito vencido sobre o crédito total a empresas ter aumentado em abril.
Segundo a nota estatística do banco central, em abril de 2018, a taxa de variação anual dos empréstimos concedidos às sociedades não financeiras (empresas) foi de -1,8%. Este valor representa um aumento de 0,1 pontos percentuais (pp) relativamente a março.
No entanto “as empresas privadas exportadoras apresentaram em abril uma taxa de variação anual de -0,3%, menos 0,9 p.p. que o verificado no mês anterior”.
O Banco de Portugal relata que o rácio de crédito vencido das sociedades não financeiras (empresas) foi de 13,1%, representando um aumento de 0,2 p.p. em relação a março. Por outro lado a percentagem de devedores com crédito vencido aumentou 0,1 p.p. para 24,8%.
Empréstimos concedidos às famílias mantêm-se
Em abril de 2018, a taxa de variação anual dos empréstimos concedidos às famílias situou-se em 0,2%, valor idêntico ao mês anterior, lê-se na nota.
Na análise do crédito concedido por finalidade, verifica-se que a taxa de variação do crédito à habitação manteve-se em -1,4%, enquanto a taxa de variação anual do crédito ao consumo e outros fins diminuiu 0,2 p.p para 6,6%.
O rácio de crédito vencido do setor das famílias permaneceu inalterado em 4,2%, tendo sido registado um aumento de 0,2 p.p. na percentagem de devedores com crédito vencido, fixando-se em 11,9% no mês em análise.