Região inaugura fábrica de produção de estilha única no país

Madeira Biomass Energy custou mais de um milhão de euros e vai reduzir a dependência dos combustíveis fósseis

A nova unidade industrial da empresa Madeira Biomass Energy (MBEZF) foi inaugurada, esta segunda-feira, e é pioneira em Portugal. A fábrica que custou 1 milhão e 200 mil euros tem capacidade para produzir até 10 mil toneladas de estilha a partir dos derivados de biomassa, nomeadamente resíduos florestais.

Jorge Magalhães – um dos responsáveis pela fábrica que se instalou no Centro Internacional de Negócios da Madeira – adianta que “não há em Portugal nenhuma unidade com estas caraterísticas”.

Ontem, a cerimónia de inauguração foi presidida pelo líder do Executivo madeirense, Miguel Albuquerque, que se fez acompanhar por Eduardo Jesus, Secretário Regional da Economia, Turismo e Cultura.

Na ocasião, Miguel Albuquerque ressalvou a importância desta nova unidade que vai permitir à Região diminuir a dependência dos combustíveis fósseis através da produção de estilha, com recurso a tecnologia inovadora.

Recomendadas

PremiumO Vinho Madeira que passa de geração em geração desde 1850

O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
Comentários