David Davis, secretário britânico do Brexit, vai iniciar as negociações do processo na próxima semana e, segundo o Financial Times, há uma proposta “muito generosa” para os três milhões de cidadãos da União Europeia residente no Reino Unido.
Esta oferta “generosa” passa por garantir aos cidadãos da UE que vivam no país os direitos que atualmente têm e “tratá-los tão bem quanto foram tratados até este momento”, cita o jornal.
A primeira-ministra britânica, Theresa May, está sob bastante pressão por parte do partido, que pede que a saída da UE seja “suave”.
No início desta semana, Michel Barnier, político francês e responsável por negociar um acordo com o Governo britânico, disse ao Reino Unido para prosseguir com as negociações “de uma vez por todas”. “Não estamos a negociar, não estamos a progredir. Devemos começar esta negociação. Estamos prontos assim que o próprio Reino Unido estiver pronto. ”
A marior preocupação da UE em relação ao Brexit está relacionada com os cidadãos da UE que residam permanente no Reino Unido. O Brexit pode fazer com que essas pessoas percam os direitos da União Europeia, desde o reagrupamento familiar até ao acesso aos benefícios.