Relatório da comissão de inquérito ao Banif apreciado e votado esta terça-feira

O BE Madeira vai apresentar duas propostas de alteração enquanto o CDS-PP vai votar a favor do relatório. O JPP está entre o voto contra e a abstenção.

É apreciado e votado esta terça-feira o relatório elaborado pela Comissão de Inquérito ao Banif da Assembleia Legislativa da Madeira.

Os trabalhos desta comissão de inquérito ao Banif foram dirigidos pelo deputado do PSD, Carlos Rodrigues, que referiu, em março, ao Económico Madeira, que o Banco de Portugal demonstrou falta de respeito tanto à comissão como à Assembleia Legislativa da Madeira no que diz respeito a prestar declarações a este organismo.

“Nem sei se os pedidos de audição feitos pela Comissão de Inquérito do Banif chegaram ao governador do Banco de Portugal”, afirmou o deputado do PSD.

Na comissão de inquérito foram ouvidos entre outros o antigo administrador do Banif, Jorge Tomé, e Jacinto Silva, da Associação de Lesados do Banif (ALBOA).

O BE Madeira já referiu que vai apresentar duas propostas de alteração a este relatório. O JPP anunciou que pretendia que os trabalhos da comissão se prolongassem e ainda que fossem ouvidas mais pessoas na comissão de inquérito.

Quanto ao CDS-PP Madeira confirmou que vai votar a favor do relatório elaborado pela Comissão de Inquérito ao Banif.

Em janeiro a Assembleia da República votou favoravelmente um projeto de resolução que recomendava ao Governo o encontrar de uma solução para os lesados do Banif.

De recordar que em dezembro de 2015 o Banco de Portugal anunciou a venda do Banif ao Santander por 150 milhões de euros através de um processo de resolução.

Esta medida incluiu a venda ao Santander da maior parte dos activos e passivos e ainda a transferências de alguns activos do banco para um veículo de gestão de activos, chamado Oitante, criado para o efeito.

Um dos objetivos da Oitante, como refere o Banco de Portugal, era receber esses activos para posterior venda ou liquidação.

Na altura o estado teve que injectar 2200 milhões de euros no banco.

Ler mais
Relacionadas

CDS-PP Madeira vai votar a favor do relatório da Comissão de Inquérito ao Banif

O deputado Rui Barreto diz ainda que espera que impere o bom senso no encontrar de soluções para os lesados do Banif.

JPP defende prolongamento da comissão de inquérito ao Banif

O deputado do JPP, Carlos Costa, diz que era preciso ouvir muito mais pessoas entre as quais secretários regionais das Finanças e mais administradores do Banif. A comissão de inquérito aprecia e vota esta terça-feira o relatório.

BE Madeira vai propor duas alterações ao relatório da Comissão de Inquérito ao Banif

O deputado do BE Madeira, Rodrigo Trancoso, diz que não foi dado o devido relevo entre as discrepâncias nos depoimentos do antigo administrador do banco, Jorge Tomé, e de Jacinto Silva, da Associação de Lesados do Banif (ALBOA).

Carlos Rodrigues: “O Banco de Portugal mostrou falta de respeito perante comissão de inquérito ao Banif”

O presidente da comissão de inquérito ao Banif, e deputado do PSD na Assembleia Regional, diz que nem sabe se os pedidos de audição chegaram ao governador do Banco de Portugal.
Recomendadas

PremiumO Vinho Madeira que passa de geração em geração desde 1850

O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
Comentários