Respostas Rápidas: Como é que os bancos vão refletir taxas negativas no crédito à habitação?

Em caso de juros negativos, cria-se um crédito de juros do cliente bancário que será abatido quando os juros subirem e passarem a ter um valor positivo. Saiba o que vai mudar após a promulgação do diploma em Belém?

Como nasceu o diploma hoje promulgado por Marcelo Rebelo de Sousa?

Os deputados aprovaram no início de maio deste ano na comissão de orçamento o projeto do Bloco de Esquerda consensualizado com o PS que obriga os bancos a refletirem nos contratos do crédito à habitação os valores negativos das taxas Euribor.

 

Como funciona esta medida na prática?

Em caso de juros negativos, cria-se um crédito de juros do cliente bancário que será abatido quando os juros subirem e passarem a ter um valor positivo.

Desta forma, os bancos não teriam de imediato de pagar uma pequena parte dos empréstimos aos clientes. Contudo, os bancos deverão ter de contabilisticamente registar essa imparidade desde logo.

 

Qual é a posição dos bancos sobre este tema?

Os banqueiros alertam para o “perigoso” impacto da aplicação de taxas negativas nos créditos que está prestes a ser legislado. O primeiro foi Fernando Faria de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Bancos, depois foi Nuno Amado e Miguel Bragança na apresentação de resultados trimestrais.

A perda de competitividade face aos bancos europeus está entre as criticas partilhadas pelos vários banqueiros.

Nuno Amado, presidente do BCP, disse, durante a apresentação de resultados trimestrais que “a medida não é proporcional, justa e equitativa”, mas admitiu que no banco vão respeitar o enquadramento legal.

“A base saudável e que é seguida pela generalidade dos países europeus é que a Euribor negativa e os spreads juntos nunca resultem num juro negativo”, defendeu Nuno Amado.

Ler mais
Relacionadas

Se a taxa Euribor for negativa, clientes vão ter crédito nos juros

Proposta do Bloco de Esquerda em concertação com o Partido Socialista foi aprovada com a abstenção do PSD. Hoje foi promulgada por Marcelo. Afinal, o que significa?

Marcelo promulga diploma que obriga bancos a refletir taxas negativas no crédito à habitação

Presidente da República justifica promulgação com o “consenso político alargado”.
Recomendadas

Inovação e empreendedorismo

Há que aplicar as novas tecnologias à cadeia de valor de uma empresa para que esta possa fornecer a melhor resposta ao cliente, conhecendo e focando-se nas necessidades que este tem. Neste ponto as startups representam uma mais-valia.

CGD avalia ações contra gestores que aprovaram crédito a Vale do Lobo

Advogados da CGD estão a avaliar ações cíveis contra gestores da administração de Santos Ferreira que deram ‘luz verde’ a operação Vale do Lobo. Parecer é entregue após o verão para decisão final.

JP Morgan bem posicionado para liderar entrada em bolsa da WeWork

Dona da WeWork vai emitir obrigações até seis mil milhões de dólares e fontes próximas da empresa revelaram que a instituição financeira que montar esta operação poderá ter papel ativo na entrada em bolsa da WeWork.
Comentários