Ricardo Baptista Leite: “É possível eliminar a Hepatite C entre 2024 e 2025”

No final do ano passado, a Universidade Católica Portuguesa (UCP) lançou o Let’s End HepC, o primeiro modelo a nível mundial capaz de avaliar o impacto real das políticas de saúde pública na eliminação da Hepatite C. Em entrevista ao Saúde Online, Ricardo Baptista Leite, médico e coordenador científico de saúde pública do Instituto de Ciências da Saúde da UCP, explicou como funciona esta ferramenta e o que é importante ter em consideração para atingir a meta que a OMS propõe que seja atingida até 2030.

Recomendadas

“Dietas milagrosas” contrariam forma saudável de perder peso, alerta Deco

Para perder peso e manter a saúde, a dieta deve ser variada, eliminar os alimentos hipercalóricos, contemplar nunca menos de 1200 quilocalorias diárias (no caso das mulheres) e 1500 quilocalorias (no caso dos homens).

Gastos irregulares de cinco hospitais públicos sob suspeita

Inspeção-Geral das Atividades em Saúde realizou auditorias a cinco hospitais públicos e encontrou gastos irregulares no valor de 23,5 milhões de euros. 

Saúde. Privados investem 750 milhões de euros na criação de 19 hospitais até 2020

O grande reforço da oferta privada é em Lisboa e no Porto. Mas também há uma aposta em novas regiões como na Madeira, Açores, Vila Real ou Viseu, de acordo com o presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada, Óscar Gaspar.
Comentários