Roménia: Presidente nomeia Sorin Grindeanu para primeiro-ministro

Indigitação do novo candidato apresentado pelo partido social-democrata romeno põe fim à instabilidade política após as legislativas.

O presidente romeno Klaus Iohannis Iohannis nomeou, esta sexta-feira, Sorin Grindeanu como novo primeiro-ministro. A escolha do social-democrata põe fim à incerteza que se instalou no país após as eleições de 11 de dezembro.

A indigitação de Sorin Grindeanu aparece depois desta terça-feira, Klaus Iohannis ter rejeitado, sem dar qualquer explicação, a nomeação da candidata de esquerda apresentada pelo do Partido Social Democrata, Sevil Shhaideh, que teria sido a primeira mulher e primeira muçulmana a liderar o governo do país.

O PSD foi o partido mais votado nas legislativas romenas com 45% dos votos e em conjunto com a Aliança de Liberais e Democratas, tem maioria absoluta no Parlamento. O líder do partido, Liviu Dragnea está impedido por lei de exercer funções legislativas, por estar a cumprir uma pena suspensa de dois anos por envolvimento num caso de fraude eleitoral em 2012 relacionado com um referendo contra o antigo presidente, Traian Basescu.

O ex-ministro das comunicações, Sorin Grindeanu, tem agora 10 dias para obter o voto de investidura parlamentar sobre o programa e a lista de novo governo.

Recomendadas

“Que Deus abençoe a memória daqueles em Toledo”. Trump engana-se no nome da cidade do massacre no Ohio

O presidente norte-americano referiu-se referiu a Toledo, e não a Dayton, nas suas observações sobre um dos recentes massacres onde morreram nove pessoas e outras 27 ficaram feridas.

A “Casa de Papel” na vida real: Assalto à Casa da Moeda do México leva dos cofres 50 milhões em menos de 4 minutos

Os assaltantes conseguiram desarmar um guarda e furar todas as barreiras de segurança até chegarem ao cofre de segurança, que estaria aberto. Em menos de quatro minutos, o grupo de homens roubou e fugiu do edifício sem que a polícia tivesse sequer chegado.

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.
Comentários