Sabe quantas vezes pode reutilizar o óleo para fritar alimentos?

O segredo está em saber conservar o óleo e separá-lo em frascos consoante os alimentos que fritar. No caso das batatas este ingrediente se bem conservado pode durar até sete meses.

O óleo é um dos ingredientes mais usados no dia a dia para cozinhar. No entanto é necessário ter algum cuidado na hora da sua reutilização, quer por já poder estar queimado, ou por conter o sabor de outros alimentos fritos anteriormente.

De acordo com o jornal “La Vanguardia” o melhor óleo para cozinhar é aquele que já aqueceu e fritou, por duas ou três vezes. A explicação é de que o óleo precisa de se “abrir”. No entanto, tudo depende também do alimento que já foi frito, dado que quanto mais gordura tiver, pior fica o óleo para ser usado posteriormente.

Brígida Jiménez, médica farmacêutica fala por exemplo no caso das batatas, onde se o óleo for deixado a arrefecer antes de ser guardado “pode durar até sete meses”. Já em relação ao peixe e à carne a situação é diferente, porque existe a libertação de várias gorduras, que colocam em causa uma nova utilização.

Um dos truques mais simples para perceber se deve mudar de óleo está nas bolhas que se vão formando durante o processo de fritura. Se existir uma grande quantidade isso significa que está na altura de trocar este líquido.

A melhor forma para conservar este ingrediente será depositá-lo em frascos diferentes. Um para a carne e outro para o peixe, de modo a evitar que os sabores se misturem.

Recomendadas

Saiba quais as medidas de segurança nos locais destinados à dança

É obrigatório ter serviço de vigilância com recurso a segurança privada, aplicável obrigatoriamente em espaços com lotação igual ou superior a 200 pessoas.

Está à procura de um sítio para ficar estas férias? Deco sugere Eco Hotel

Ao estar a selecionar a opção de ficar num alojamento Ecológico, está também a contribuir para garantir mais sustentabilidade e um meio ambiente muito melhor.
Comentários