Saiba como investir em moeda digital (e não é só a bitcoin)

As criptomoedas estão cada vez mais na moda, mas é preciso saber onde e como investir. Quanto às escolhas, a bitcoin já deixou de ser a única opção. É a mais valiosa, mas pode não ser a que tem maior potencial de valorização.

Nunca se falou tanto de moedas criptográficas ou moedas digitais como agora. Se a moda se tornou generalizada com a bitcoin, a hegemonia da primeira foi abalada pela chegada de irmãs mais novas como a Ethereum, a Litecoin, a Ripple ou a Stratis. Estas moedas batem recordes diariamente e estão a tornar-se no ouro moderno, mas para entrar neste jogo é preciso conhecer as regras.

Comprar criptomoedas pode ser confuso porque não funciona como a maioria dos investimentos. Em vez de comprar ações, por exemplo, o investidor adquire tokens, uma espécie de códigos digitais que representam as moedas.

Para saber a cotação das moedas digitais, bem como comprar e vender moeda, existem portais específicos para o efeito. Alguns exemplos são o CoinMarketCap, o Coinbase, o Kraken, o BTC ou o CryptoPay. Para começar, os investidores têm de criar uma conta num destes sites, associar-lhe uma forma de pagamento e, depois de todas as verificações de segurança, criar uma carteira (wallet) de moedas digitais.

Quanto às escolhas de investimento, depende da preferência do comprador. A bitcoin é a criptomoeda mais antiga e mais valiosa. A quebrar recordes de apreciação regularmente, a bitcoin atingiu na semana passada a marca histórica dos 2.600 dólares (2.313 euros), o que representa uma valorização de 8% em menos de 24 horas e de 500% em apenas doze meses.

No entanto, alguns analistas já começaram a levantar questões sobre até onde ou até quando vai subir o valor da bitcoin. Por outro lado, o investidor pode querer apostar numa criptomoeda em ascensão, como é o caso da Ethereum.

Menos conhecida do que a bitcoin, a Ethereum disparou mais de 2300% desde o início do ano. No dia 1 de janeiro de 2017, esta criptomoeda valia 8,24 dólares, o que compara com os 229 dólares alcançados no dia 1 de junho.

Ler mais

Relacionadas

Bitcoin não tem limites: já superou 2.600 dólares e subiu 500% num ano

A escalada da cotação da bitcoin parece não ter limites e esta quinta-feira alcançou um novo máximo histórico.

Ethereum. A criptomoeda do futuro que está a atrair investidores

O valor da moeda virtual Bitcoin tem estabelecido recordes nos últimos meses. No entanto, há outra moeda virtual que não é tão conhecida mas que tem valorizado muito mais que a rival. Chama-se Ethereum e poderá ultrapassar o valor da Bitcoin já no final de 2018.
Recomendadas

Saiba quais as medidas de segurança nos locais destinados à dança

É obrigatório ter serviço de vigilância com recurso a segurança privada, aplicável obrigatoriamente em espaços com lotação igual ou superior a 200 pessoas.

Está à procura de um sítio para ficar estas férias? Deco sugere Eco Hotel

Ao estar a selecionar a opção de ficar num alojamento Ecológico, está também a contribuir para garantir mais sustentabilidade e um meio ambiente muito melhor.
Comentários