Seleções de basquetebol das Coreias defrontam-se pela primeira vez em 15 anos

As seleções de basquetebol da Coreia do Sul e da Coreia do Norte defrontam-se esta quarta-feira em Pyongyang pela primeira vez em 15 anos, em mais uma demonstração do estreitamento das relações entre os dois países vizinhos.

As seleções de basquetebol da Coreia do Sul e da Coreia do Norte defrontam-se esta quarta-feira em Pyongyang pela primeira vez em 15 anos, em mais uma demonstração do estreitamento das relações entre os dois países vizinhos.

As seleções feminina e masculina de basquetebol da Coreia do Sul, juntamente com um comitiva de cerca de 100 sul-coreanos, encabeçada pelo ministro da Unificação, chegaram na terça-feira à Coreia do Norte para disputarem uma série de jogos amigáveis.

De acordo com a agência oficial norte-coreana, KCNA, a delegação sul-coreana foi muito bem recebida, tendo sido convidada para jantar num restaurante famoso por cozinhar “naengmyeong” (macarrão frio), um prato típico norte-coreano.

O ministro da Unificação sul-coreano, Cho Myoung-gyon afirmou, antes de embarcar rumo a Pyongyang, esperar que ambas as partes “caminhem em direção à paz”.

O ministro preferiu não revelar pormenores sobre o itinerário que a delegação vai fazer enquanto estiver na Coreia do Norte, não confirmando também se vai ou não encontrar-se com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

As equipas masculinas e femininas dos dois países vão disputar quatro partidas, na quarta-feira e quinta-feira, sendo que em duas destas partidas as equipas vão-se misturar com atletas dos dois países.

No dia 18 de junho, a Coreia do Norte e a Coreia do Sul reuniram-se na fronteira para discutirem colaborações no âmbito desportivo.

A deslocação das equipas de basquetebol à Coreia do Norte foi uma das consequências desta reunião.

A outra, foi divulgada na semana passada, quando foi anunciado que as duas coreias vão competir com uma equipa conjunta nas modalidades de canoagem, remo e basquetebol feminino nos Jogos Asiáticos que decorrem no final de agosto na Indonésia.

Em mais um passo rumo ao desanuviamento das relações entre os dois países vizinhos, atletas das duas coreias vão desfilar juntos na cerimónia de abertura dos Jogos que decorrem entre 18 de agosto e 02 de setembro.

O desporto tem sido um ‘trampolim’ para a reconciliação entre o sul e o norte. Os Jogos Olímpicos de Inverno que decorreram em fevereiro na Coreia do Sul serviram de ponto de partida para o ambiente de apaziguamento que se vive atualmente.

As duas coreias desfilaram juntas nos Jogos Olímpicos de Inverno e apresentaram uma equipa unificada de hóquei no gelo feminino.

Ler mais
Relacionadas

Lebron James: os números incríveis que levam o ‘rei’ para Los Angeles

É a transferência desportiva deste verão extra-futebol, com números verdadeiramente astronómicos. O basquetebolista Lebron James deixou os Cleveland Cavaliers e ruma aos Los Angeles Lakers.

Coreia do Norte: dentro do país mais fechado do mundo

O embaixador José Manuel Duarte , o escritor José Luís Peixoto e o atleta Álvaro Leite foram dos poucos portugueses que entraram na Coreia do Norte e recordam ao Jornal Económico o que viram no país mais hermético do mundo.
Recomendadas

Arranca hoje a corrida do FC Porto pela Champions de olho em encaixe de 44 milhões

Sérgio Conceição e os seus homens estão a, pelo menos, 360 minutos de distância de poderem engordar a conta bancária dos azuis e brancos de forma generosa. Este encaixe financeiro é visto como fundamental pela SAD portista. 

Benfica celebra parceria com Placard por três anos

O Sport Lisboa e Benfica acaba de celebrar uma parceria com o Placard.pt que, nos próximos três anos, será o patrocinador oficial de apostas desportivas do clube. Segundo um comunicado do clube da Luz, “o Placard.pt marcará presença relevante tanto no ‘site’ oficial, como nas várias plataformas digitais do Benfica, sendo que ambas as entidades […]

Estádio do Estrela da Amadora na Reboleira vai a leilão por seis milhões de euros

No decorrer de um processo de insolvência do Estrela da Amadora, foi fundado um novo clube, o Clube Desportivo Estrela, que usa as instalações da Reboleira.
Comentários