Silva Peneda vai integrar conselho de relações laborais da Altice

José Silva Peneda, ex-presidente do CES e conselheiro de Jean Claude Junker, vai passar a integrar o conselho de relações laborais da Altice, sabe o Jornal Económico. Junta-se a outro “peso pesado” da concertação social que também faz parte deste conselho, João Proença, ex-presidente da UGT.

José Silva Peneda vai integrar o conselho de relações laborais da operadora de telecomunicações Altice Portugal, o novo órgão consultivo que foi criado em janeiro para melhorar as relações laborais na empresa, sabe o Jornal Económico.

Silva Peneda junta-se assim a outro “peso pesado” da concertação social, o ex-presidente da UGT, João Proença, que também integra este conselho consultivo da operadora liderada por Alexandre Fonseca.

Nascido em 1950 e economista de formação, José Silva Peneda desempenhou várias funções públicas de relevo ao longo das últimas décadas, tendo sido deputado, ministro do Emprego e eurodeputado. Foi também presidente do Conselho Económico e Social (CES), entre 2009 e 2015, tendo deixado este órgão de consulta e concertação social para passar a desempenhar as funções de conselheiro principal do presidente da Comissão Europeia, Jean Claude Juncker.

A criação do conselho consultivo de relações laborais da Altice foi anunciada no final de janeiro, com o objetivo de “aumentar a eficiência nas relações entre os trabalhadores e a empresa, promovendo uma maior capacidade de alcançar paz social, o estabelecimento de pontes e geração de consensos”, segundo a operadora de telecomunicações.

A decisão surgiu após uma reunião com a maioria dos sindicatos representativos dos trabalhadores da Altice Portugal e a comissão de trabalhadores da empresa.

A operadora de telecomunicações foi alvo, no ano passado, de protestos por questões laborais, particularmente devido à mudança de trabalhadores da Altice Portugal para outras empresas, recorrendo à figura jurídica de transmissão de estabelecimento, o que provocou polémica. A criação do conselho visou, assim, pacificar as relações laborais na maior operadora de telecomunicações nacional, dona da marca MEO.

 

Ler mais
Relacionadas

Ex-secretário-geral da UGT João Proença vai integrar conselho de relações laborais da Altice

A criação do conselho consultivo de relações laborais foi anunciada no final de janeiro, com o objetivo de “aumentar a eficiência nas relações entre os trabalhadores e a empresa, promovendo uma maior capacidade de alcançar paz social, o estabelecimento de pontes e geração de consensos”, segundo a operadora.
Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.
Comentários