O Ministério da Saúde abriu um concurso público para contratar 349 médicos para ocuparem vagas de norte a sul do país. Trata-se de uma “contratação urgente”, com candidaturas abertas até dia 2 de janeiro.
O anúncio da abertura do concurso foi publicado esta segunda-feira em Diário da República e tem como objetivo de colmatar “com a maior brevidade possível, as necessidades mais prioritárias dos serviços e estabelecimentos”.
Medicina Interna é a especialidade com mais vagas a concurso (45), seguida da Pediatria Médica (41), Anestesiologia (24), Cirurgia Geral (16), Psiquiatria (18) e Ginecologia/obstetrícia (15).
No total são 349 lugares a concurso, 46 dos quais destinados ao Centro Hospitalar do Algarve, que integra os hospitais de Faro, Portimão e Lagos e os serviços de urgência básica de Loulé, Albufeira e Vila Real de Santo António. A semana passada, a falta de médicos do Centro Hospitalar do Algarve e a falta de condições de trabalho estiveram na base do pedido de demissão apresentado por cinco profissionais.