Só este ano já foram capturadas 900 toneladas de cavala

A Associação dos Armadores de Pesca, APESC, revela que só nesta metade do ano 2018 já foram capturadas perto de mil toneladas da cavala, peixe costeira muito consumida nas ilhas do Norte de Cabo Verde.

Uma quantidade expressiva adquirida maioritariamente pela indústria conserveira. Nos últimos dias, foram pescadas quarenta toneladas e grande parte será consumida, este fim de semana, em São Vicente, no Cavala Fresk Festival.

Os armadores estão radiantes com a abundância da cavala e o Presidente da APESC, João de Deus Lima Júnior, apelida 2018 de extraordinário. Nos últmos dias foram comercializadas quarenta toneladas, grande parte para ser consumida no Kavala Fresk.

Fartura de cavala porque a temperatura das nossas águas, este ano, está menos quente, o que atrai essa espécie, diz o Dr. Albertino Martins, do departamento de investigação do Instituto Nacional de Desenvolvimento das Pescas, INDP.

São essas mudanças climáticas que também explicam o aparecimento nas nossas águas da cavala de rabo vermelho.

Fonte: RCV

Relacionadas

Governo admite encurtar período de defeso na pesca

O Governo está a analisar a possibilidade de diminuir o período de defeso da pesca em Cabo Verde com a adaptação de novas políticas que podem passar pelo aumento da capacidade de frio nas comunidades piscatórias.

Pesca: Japão vai aumentar navios para transbordo e abastecimento em Cabo Verde

A cooperativa japonesa Japan Tuna vai reforçar a presença de navios nipónicos para ytransbpordo e abastecimento de produtos pesqueiros em Cabo Verde.

Cabo Verde quer alargar Acordo de Pesca com a UE

Cabo Verde quer que o próximo acordo de pesca com a União Europeia (UE) que entrará em vigor em 2019, contemple mais aspectos para além da apanha do peixe, disse esta quarta-feira o ministro José Gonçalves.
Recomendadas

Cabo Verde Airlines arranca com nova operação inter-ilhas com as portuguesas Lease-Fly e Newtour

A companhia aérea cabo-verdiana, anunciou hoje uma “parceria estratégica” com as portuguesas Lease-Fly e Newtour para os voos domésticos entre ilhas naquele arquipélago e garantindo assim a conectividade ao ‘hub’ internacional na ilha do Sal.

Grupo militar na Renamo recusa entregar armas sem eleger novo presidente do partido

O líder do braço armado da Renamo que contesta a liderança do partido recusou hoje entregar as armas no quadro do acordo de paz assinado com o Governo sem que seja eleito um novo presidente da formação política.

Governo cabo-verdiano disponibiliza 15 mil contos para reabilitar escolas na ilha de Santiago

O governo de Cabo Verde vai, através do Ministério da Educação, conceder este montante para estabelecimentos de ensino nos concelhos do Tarrafal e Santa Catarina.
Comentários