Susana Prada anuncia entrega de candidatura ao Fundo Azul para a Área Protegida do Cabo Girão

A governante disse ainda que a Área da Ponta do Pargo é também uma possibilidade de candidatura para o Fundo Azul.

A secretária regional do Ambiente e Recursos Naturais, Susana Prada, esclareceu que o Governo Regional já procedeu à entrega de uma candidatura para o Fundo Azul da Área Protegida do Cabo Girão.

A governante disse ainda que o executivo madeirense está ainda “a trabalhar na criação de áreas marinhas protegidas” anunciando que o Governo Regional já entregou uma candidatura no âmbito do Fundo Azul para o Cabo Girão e que a Área da Ponta do Pargo pode também uma possibilidade.

O Fundo Azul tem como objectivos “o desenvolvimento da economia do mar, a investigação científica e tecnológica, a proteção e monitorização do meio marinho e a segurança marítima”.

Em resposta aos esclarecimentos de várias bancadas parlamentares na sessão plenária desta terça-feira, na Assembleia Regional, Susana Prada disse ainda que a criação da carreira de inspetor de pesca na Região tem como uma das funções “fiscalizar a legislação da pesca lúdica, desportiva, e da apanha da lapa”.

A governante esclareceu ainda que a legislação pode ser adaptada “se se verificar a sobrepesca de uma espécie” e alertou para a necessidade de se “compatibilizar todos os interesses” destacando “os da natureza, os turísticos, e os económicos”.

A responsável regional pela tutela do Ambiente e Recursos Naturais esclareceu ainda que foram ouvidos entre outros “geólogos, autores da carta geológica da Madeira, e biólogos marinhos” quando se decidiu criar a Área Protegida da Ponta do Pargo.

Ler mais
Relacionadas

Secretaria regional do Ambiente cria comissão para Área Protegida do Cabo Girão

Está previsto que a comissão possa participar na elaboração da regulamentação e apoiar a entidade gestora na gestão da Área Protegida do Cabo Girão.
Recomendadas

PremiumO Vinho Madeira que passa de geração em geração desde 1850

O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
Comentários