TDT vai ter uma nova faixa de frequências

Televisão Digital Terrestre vai sofrer estas alterações devido à libertação da faixa dos 700 MHz, necessária ao desenvolvimento da quinta geração móvel no quadro dos acordos internacionais e das determinações do Parlamento Europeu e do Conselho, revelou esta terça-feira a ANACOM.

A Televisão Digital Terrestre (TDT) vai mudar para uma nova faixa de frequências. Esta mudança foi comunicada esta terça-feira pela ANACOM e deve-se ao facto da Autoridade Nacional de Comunicações ter apresentado o roteiro nacional de libertação da faixa dos 700 MHz, necessária ao desenvolvimento da quinta geração móvel no quadro dos acordos internacionais e das determinações do Parlamento Europeu e do Conselho.

Este processo vai implicar somente uma sintonização da nova frequência e não será necessário adquirir quaisquer equipamentos, nem reorientar as antenas.  Vai continuar a existir capacidade disponível na rede para poderem ser criados dois novos canais em sinal aberto, em definição standard, tal como acontece nos dias de hoje.

A ANACOM lançou uma consulta pública (ANACOM abre caminho para 5.ª Geração Móvel) para auscultar o mercado e avaliar o interesse dos operadores nesta e noutras faixas, que tecnologicamente possibilitam o desenvolvimento dos vários serviços, que podem ser prestados com esta nova geração móvel.

Relacionadas

Governo assegura que novas licenças para TDT avançam este ano

“Certamente que será este ano”, afirmou o ministro, que falava numa audição regimental na comissão parlamentar de Cultura, Comunicação, Juventude e Desporto.

TDT: Ministro diz que regulamento para novos canais será entregue “muito brevemente”

Luís Filipe Castro Mendes explicou, na Assembleia da República, que regulamento para duas novas licenças será erá entregue à ERC.

Televisão Digital Terrestre custou 1,6 milhões de contos e já cobre 75% do país

Cerca de 1,6 milhões de contos é o montante que já foi investido no projecto de transição da Televisão Analógica para a Televisão Digital Terrestre (TDT), que culminou esta terça-feira, 10, com a inauguração da sede da Cabo Verde BroadCast (CVB), empresa pública que passa a gerir as infra-estruturas de transmissão de sinais e a trabalhar junto dos operadores de televisão garantindo melhor qualidade de produção e rigor dos seus conteúdos.
Recomendadas

Vistos gold: Investimento captado mais do que triplicou em julho para 98,2 milhões de euros

O investimento captado através dos vistos ‘gold’ mais do que triplicou (aumentou 276%) em julho, face ao período homólogo de 2018, para 98,2 milhões de euros, segundo contas feitas pela Lusa com base nos dados estatísticos do SEF.

Número de viciados em jogo online aumentou mais de 8% em Portugal

No espaço de seis meses, 38.600 pessoas pediram para ser impedidas de jogar online, mais 3.200 pessoas face a 2018, uma subida de 8,3%.

Avião de carga aterrou de emergência no aeroporto do Porto  

Um avião de carga com dois tripulantes fez hoje uma “aterragem de emergência” em segurança no aeroporto do Porto devido a um “problema no motor”, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Comentários