Terminal de Cruzeiros de Leixões estreia primeiro embarque e desembarque simultâneos

Mais de 200 passageiros, sobretudo de nacionalidade brasileira, terminarão a sua viagem neste porto logo pela manhã do próximo domingo. No mesmo dia, será a vez de cerca de 250 portugueses embarcarem numa viagem rumo à Alemanha.

Nuno Miguel Silva

No próximo domingo, 25 de março, o Porto Cruise Terminal (Terminal de Cruzeiros de Leixões) estreia o primeiro embarque e desembarque simultâneo de passageiros

Este momento inédito será presidido por Ana Paula Vitorino, ministra do Mar.

“Mais de 200 passageiros, sobretudo de nacionalidade brasileira, terminarão a sua viagem neste porto logo pela manhã do próximo domingo. No mesmo dia, será a vez de cerca de 250 portugueses embarcarem numa viagem rumo à Alemanha. No total, passarão pelo Porto Cruise Terminal cerca de 4.000 passageiros e tripulantes”, durante o próximo domingo, de acordo com um comunicado da APDL – Administação dos portos do douro e de Leixões, que gere esta infraestrutura.

A operação, designada no setor dos cruzeiros como ‘turn-around’, terá, segundo mesmo comunicado, “um elevado impacto na economia da região, com a pernoita nas cidades envolventes de muitos turistas que neste dia vão embarcar ou desembarcar da sua viagem”.

Além de Ana Paula Vitorino, estarão presentes nesta cerimónia Guilhermina Rego, presidente do conselho de administração da APDL; Luísa Salgueiro, presidente da Câmara de Matosinhos; Bud Darr, Vice-Presidente do MSC Group; e Eduardo Cabrita, diretor-geral da MSC Cruzeiros em Portugal.

Para além das formalidades de embarque no Terminal de Cruzeiros, a cerimónia incluí uma visita e almoço no MSC Magnifica – o primeiro cruzeiro a estrear a operação de ‘turnaround’ – e terminará pelas 14h30.

Recorde-se que, com um investimento de 50 milhões de euros, o Porto Cruise Terminal foi inaugurado em 2015 e teve como objetivo preparar este porto para receber navios de maior dimensão e possibilitar as operações de ‘turnaround’.

Desde a abertura do novo cais, em 2011, o novo terminal de cruzeiros recebeu já 256 escalas e mais de 365 mil passageiros, esperando este ano alcançar o melhor resultado de sempre na atividade de cruzeiros, com 113 escalas e mais de 115 mil passageiros já confirmados, o que representa um aumento, face ao ano anterior, de 13% e 20%, respetivamente.

Esta semana, Ana Paula Vitorino admitiu abrir um concurso público para permitir a gestão privada deste terminal de cruzeiros, com o objetivo de aumentar o número de escalas de navios nesta infraestrutura.

Ler mais
Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.
Comentários