Terminou com sucesso a 2ª edição da FIN – Feira Internacional de Negócios

A AJEPC organizou, pelo 2º ano consecutivo, com a colaboração da Federação Sino PLPE e o apoio de múltiplas entidades nacionais e internacionais a FIN – Feira Internacional de Negócios, um evento à escala internacional que reuniu em Portugal diversos líderes empresariais, institucionais e governamentais, promovendo a lusofonia e Portugal como centro de negócios pela oportunidade de networking e de criação de oportunidades de negócio para todos os participantes.

A FIN2018, que decorreu na Exponor entre os dias 14 e 16 de junho de 2018, contou com o Alto Patrocínio de Sua Excelência, O Presidente da República, o Apoio do Turismo de Portugal – Porto e Norte e da Câmara de Matosinhos e o Patrocínio do Invest HK, HKTDC, Águas do Porto, Izi Speakers, Fonte dos Amores, BCN Quality Foods, BEWG e Bewater, 34 entidades parceiras e 6 parceiros media,

O dia 14 de Junho iniciou-se com o Fórum Empresarial que se iniciou com as intervenções de Alberto Carvalho Neto, Presidente da AJEPC, Patrik Kovacs, Presidente da Comissão para os Assuntos Globais da JEUNE, Michele Orzan, Presidente da EuCham – European Chamber, Hirondino Garcia, Presidente da Prestígio – Liga de Jovens Empresários e Executivos de Angola e Julião Dimande, Presidente da Câmara de Comércio de Moçambique. Contou com a honrosa presença do Professor Adriano Moreira, jurista, político e professor universitário que assumiu cargos públicos desde jovem, sendo ainda hoje uma figura de referência na política nacional portuguesa. O Fórum Empresarial ficou ainda marcado pela distinta presença de Vicente Fox Quesada, ex-presidente da República do México, Carmenza Jaramillo, Embaixadora da Colômbia em Portugal, Francisco Mendes Palma, AICEP Global Parques, entre muitos outros oradores e representantes institucionais e empresariais de excelência.

A Cerimónia de Abertura da feira que se realizou ao início da tarde de dia 14, contou com as palavras do Presidente da AJEPC seguido de José Vital Morgado, Membro do Conselho de Administração da AICEP e Ângela Miranda, Vereadora da Câmara Municipal de Matosinhos. O Jantar de Gala realizado no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões encerrou este 1º dia da FIN, e reuniu, para além dos participan’tes e expositores, as delegações internacionais presentes, os oradores e vários convidados VIP. No decorrer do Jantar foram distinguidas algumas personalidades como agradecimento pelo trabalho desenvolvido que desempenharam no estímulo das relações entre Portugal e a China no caso da distinção da Personalidade Luso-Chinesa 2017 ou do trabalho desenvolvido em determinados mercados como foi o caso dos Prémios de Mérito da América Latina ou dos Países de Língua Portuguesa igualmente entregues.

Durante todo o evento o foco esteve no networking e no estímulo da rede de contactos e criação de oportunidades de negócio com as reuniões de business matching a desempenharem um papel importante nesta ligação. As reuniões de business consultancy foram uma oportunidade de reunir em privado com empresários de relevo do mundo assim beneficiando da sua visão e conhecimento. O 2º dia terminou com mais um momento de networking, o Cocktail de Networking onde tivemos alguns momentos culturais, uma outra forma de fazer a ligação entre todos os presentes.

Os seminários realizados ao longo da FIN abordaram temas tão diversos como Empreendedorismo e Inovação, Turismo, Internacionalização, Tecnologia e Startups. De realçar alguns dos nomes que marcaram presença enquanto oradores nas mais diversas temáticas: Mário Ferreira, CEO da Mystic Invest (Douro Azul), Miguel Frasquilho, Presidente do Conselho de Administração da TAP, Bo Ji, Vice-Reitor & Representante para a Europa da Cheung Kong Graduate School of Business (CKGSB), Juan Revuelta, Startup Europe, João Pereira, Diretor da Portugal Ventures, Braz Costa, Diretor do CITEVE, Maickel Melamed, Speaker Internacional, entre muitos outros. Estiveram presentes 68 oradores de 15 países e a FIN2018 contou com a participação de 344 empresários e entidades oriundas um pouco de todo o mundo, destacando-se as delegações de Macau, China e dos Países de Língua Portuguesa.

Atendendo a todo o exposto, é um evento que pretende demonstrar e elevar a qualidade multissectorial de Portugal, de uma forma capilarizada contando com a presença de grandes instituições, mas também das pequenas que pertencem a uma circunferência regional assim representando todas as vertentes empresariais e associativas do nosso país.

O evento terminou com um Porto de Honra que proporcionou um momento final de networking antes do “até para o ano”.

Fiquem atentos à 3º edição!

Ler mais
Recomendadas

Como a Indústria 4.0 pode ajudar a criar a fábrica do futuro

A fábrica do futuro é o centro de uma cadeia de distribuição que combina clientes, fornecedores, distribuidores e parceiros com sistemas analíticos avançados. Isso pode levar a uma “produção perfeita” com o mínimo de tempo de inatividade, negligência, desperdício e ineficiência.

Sustentabilidade no investimento: menos risco, mais valor

Reduzir a quantidade de plásticos descartáveis ou viajar de comboio são duas formas de reduzir a nossa pegada ecológica. E no investimento, o que podemos fazer para reforçar a sustentabilidade?
Comentários