Títulos do Benfica perdem 2,14% no dia em que o responsável jurídico foi detido

Paulo Gonçalves foi detido no âmbito “Operação e-Toupeira”, que tem por base suspeitas “dos crimes de corrupção ativa e passiva, acesso ilegítimo, violação de segredo de justiça, falsidade informática e favorecimento pessoal”, segundo informou a PJ, em comunicado.

Cristina Bernardo

O valor dos títulos da Sport Lisboa e Benfica – Futebol SAD cotados na Euronext Lisboa caiu 2,14% esta terça-feira, para 1,37 euros, no dia em que a Polícia Judiciária (PJ) deteve o responsável pelo departamento jurídico do Sport Lisboa e Benfica, por suspeitas de corrupção.

Paulo Gonçalves foi detido no âmbito “Operação e-Toupeira”, que tem por base suspeitas “dos crimes de corrupção ativa e passiva, acesso ilegítimo, violação de segredo de justiça, falsidade informática e favorecimento pessoal”, segundo informou a PJ, em comunicado.

A “Operação e-Toupeira” foi feita através da Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) e no âmbito de um inquérito que corre termos no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa. Envolveu cerca de 50 elementos da PJ, um juiz de instrução criminal e dois magistrados do Ministério Público. Foram realizadas 30 buscas nas áreas do Porto, Fafe, Guimarães, Santarém e Lisboa, “que levaram à apreensão de relevantes elementos probatórios”, refere a PJ.

Além de Paulo Gonçalves, foi também detido um funcionário do Instituto de Gestão Financeira de Equipamentos e da Justiça (IGFEJ) e constituídos diversos arguidos, em número que não foi possível confirmar.

No mercado, os títulos do Benfica reagiram em baixa, perdendo 2,14%, mas com muito fraca liquidez, com apenas 1.004 títulos a mudar de mãos.

Desde 1 de março, os títulos do Benfica estão a perder 8,67% do valor.

A cotação verificada no encerramento da sessão bolsista de 6 de março avalia a Benfica SAD em 31 milhões de euros.

Ler mais
Relacionadas

Saiba aqui quais são os processos judiciais que envolvem o Benfica

Processos já levaram a buscas no Estádio da Luz por três vezes, só este ano. As últimas foram esta terça feira no âmbito da “Operação e-Toupeira”, que levou à detenção de Paulo Gonçalves, diretor do departamento jurídico do Sport Lisboa e Benfica.

Nuno Gomes: “Em Itália os capitães faziam gestos com as mãos para combinar resultados”

Numa conferência promovida pela Universidade Europeia, em Lisboa, sobre como combater a viciação de resultados no futebol, o antigo internacional pela seleção nacional e ex-jogador do SL Benfica recordou como estes eram combinados.

Paulo Gonçalves: oito títulos de campeão nacional em três clubes diferentes

Na carreira, feita por passagens pelo Futebol Clube do Porto, primeiro, depois pelo Boavista Futebol Clube e, agora, pelo Benfica, Paulo Gonçalves viu as principais equipas de futebol profissional dos clubes com que colaborava ganharem um total de 23 troféus.

Problemas com a justiça podem afetar a marca Benfica?

Em 2016, a marca benfiquista ainda constava entre as principais 50 marcas mais valiosas do mundo, integrando o grupo na 47.ª posição.

“Operação e-Toupeira”: Benfica quer reunião urgente com a PGR

A Sport Lisboa e Benfica SAD confirmou que a Polícia Judiciária (PJ) fez esta terça-feira buscas nas suas instalações, reitera a “total disponibilidade em colaborar com as autoridades” e diz que vai pedir uma reunião urgente com a procuradora-geral da República.

Perfil: Paulo Gonçalves, como o especialista do Porto e do Boavista chegou ao Benfica

Foi um dos responsáveis pela criação da SAD do Porto, primeiro, e, depois, da SAD do Boavista. Ruma à Luz pela mão de José Veiga, depois de gorada a possibilidade de integrar a equipa dirigente da Liga de Clubes.

“Operação e-Toupeira”: PJ confirma detenções em operação com buscas em cinco regiões

A operação envolveu cerca de 50 elementos da PJ, um juiz de instrução criminal e dois magistrados do Ministério Público. Foram realizadas 30 buscas nas áreas do Porto, Fafe, Guimarães, Santarém e Lisboa, “que levaram à apreensão de relevantes elementos probatórios”, refere a PJ.
Recomendadas

Arranca hoje a corrida do FC Porto pela Champions de olho em encaixe de 44 milhões

Sérgio Conceição e os seus homens estão a, pelo menos, 360 minutos de distância de poderem engordar a conta bancária dos azuis e brancos de forma generosa. Este encaixe financeiro é visto como fundamental pela SAD portista. 

Benfica celebra parceria com Placard por três anos

O Sport Lisboa e Benfica acaba de celebrar uma parceria com o Placard.pt que, nos próximos três anos, será o patrocinador oficial de apostas desportivas do clube. Segundo um comunicado do clube da Luz, “o Placard.pt marcará presença relevante tanto no ‘site’ oficial, como nas várias plataformas digitais do Benfica, sendo que ambas as entidades […]

Estádio do Estrela da Amadora na Reboleira vai a leilão por seis milhões de euros

No decorrer de um processo de insolvência do Estrela da Amadora, foi fundado um novo clube, o Clube Desportivo Estrela, que usa as instalações da Reboleira.
Comentários