Trovoadas estão cada vez mais na origem de incêndios, diz estudo da NASA

Fenómeno vai aumentar com o aquecimento global, antecipam os investigadores.

Um estudo divulgado esta semana pela NASA e citado pela RTP revela que os grandes incêndios que atingiram o Alasca e o norte do Canadá nos últimos anos foram provocados por trovoadas. Com as alterações climáticas, estes fenómenos vão ser cada vez mais frequentes naquela região.

O trabalho foi realizado por uma universidade de Amesterdão e pela universidade da Califórnia e avaliou as causas dos incêndios que atingiram o Canadá em 2014 e o Alasca em 2015. As conclusões apontam para um aumento dos incêndios que começaram por causa de trovoadas, desde 1975.

“Descobrimos que não é apenas uma questão de mais fogos por causa das temperaturas elevadas. A realidade é mais complexa”, disse Sander Veraverbeke, da Universidade de Amsterdão, citado pela RTP, que acrescentou: “As temperaturas altas estão também a criar mais trovoadas. Os raios dessas trovoadas é o que tem criado muito mais fogos nestes eventos extremos recentes”.

Não é o primeiro estudo que indica que as mudanças climáticas estão a provocar mais incêndios de grande dimensão. Uma investigação da Universidade de Berkeley, Califórnia, publicada há dois anos e meio na revista Science, indicava que o aquecimento global estava a aumentar o número de incêndios provocados por relâmpagos, no fenómeno conhecido como “trovoadas secas”.

O estudo estimava que, por cada grau de aumento na temperatura da terra, haveria um aumento de 12% no número de incêndios iniciados por trovoadas.  Assim, até ao final do século, haveria um aumento de 505 na ocorrência deste fenómeno.

Recomendadas

Vistos gold: Investimento captado mais do que triplicou em julho para 98,2 milhões de euros

O investimento captado através dos vistos ‘gold’ mais do que triplicou (aumentou 276%) em julho, face ao período homólogo de 2018, para 98,2 milhões de euros, segundo contas feitas pela Lusa com base nos dados estatísticos do SEF.

Número de viciados em jogo online aumentou mais de 8% em Portugal

No espaço de seis meses, 38.600 pessoas pediram para ser impedidas de jogar online, mais 3.200 pessoas face a 2018, uma subida de 8,3%.

Avião de carga aterrou de emergência no aeroporto do Porto  

Um avião de carga com dois tripulantes fez hoje uma “aterragem de emergência” em segurança no aeroporto do Porto devido a um “problema no motor”, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Comentários