Trump confirma: EUA saem do Acordo de Paris

Presidente norte-americano anunciou o que a imprensa dos EUA já tinha antecipado nos últimos dias: a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris.

Jonathan Ernst/REUTERS

Donald Trump vai anunciar a retirada dos EUA do Acordo de Paris, de acordo com informação avançada pela Agência Reuters, cumprindo assim a tendência que tinha sido antecipada pelos órgãos de comunicação social norte-americanos.

Antes, a ameaça de retirada já tinha chegado pela rede social já tantas vezes utilizada: “Anunciarei a minha decisão sobre o Acordo de Paris nos próximos dias”.

Os órgãos de comunicação social norte-americanos têm noticiado nos últimos dias que Trump já tomou a sua decisão e que os EUA vão mesmo abandonar o Acordo de Paris, sendo que a Associated Press citou um responsável da Casa Branca referindo que Donald Trump deverá mesmo anunciar a saída.

Concluído no final de 2015 em Paris, por mais de 190 países e sob a égide da ONU, este acordo visa limitar a subida da temperatura mundial reduzindo as emissões de gases com efeito de estufa.

Assim, tratado destina-se a reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e, assim, limitar o aumento das temperaturas a 1,5 graus centígrados em relação à era pré-industrial.

Os EUA são o segundo maior emissor de gases poluentes do mundo, a seguir à China, e a sua participação no acordo de Paris é fundamental tanto para travar as alterações climáticas como para financiar as ajudas aos países que mais sofrem os efeitos do aquecimento global.

Ler mais
Relacionadas

Alterações climáticas: Ainda se lembra o que disse (e prometeu) Trump?

“Não acredito nas alterações climáticas”, disse Donald Trump antes de ser presidente dos Estados Unidos. Foi sempre cético relativamente ao tema. Recorde agora o que disse, o que pensa, e o que prometeu, nas várias entrevistas que deu desde 2005, compiladas neste vídeo da CNN.

Musk ameaça romper com Trump se EUA abandonar Tratado de Paris

Elon Musk, através da sua conta no Twitter, garantiu ter tentado que Donald Trump não abandonasse com o acordo que visa combater as alterações climáticas.
Recomendadas

Como a Indústria 4.0 pode ajudar a criar a fábrica do futuro

A fábrica do futuro é o centro de uma cadeia de distribuição que combina clientes, fornecedores, distribuidores e parceiros com sistemas analíticos avançados. Isso pode levar a uma “produção perfeita” com o mínimo de tempo de inatividade, negligência, desperdício e ineficiência.

Sustentabilidade no investimento: menos risco, mais valor

Reduzir a quantidade de plásticos descartáveis ou viajar de comboio são duas formas de reduzir a nossa pegada ecológica. E no investimento, o que podemos fazer para reforçar a sustentabilidade?
Comentários