Trump escolhe diretor da CIA para substituir secretário de Estado dos EUA

Anúncio foi feito pelo chefe de Estado norte-americano num comunicado a que o ‘Washington Post’ teve acesso e confirmado momentos depois pelo republicano na rede social Twitter.

Kevin Lamarque/REUTERS

O presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta terça-feira a substituição do secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, pelo diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Mike Pompeo. O anúncio foi feito pelo chefe de Estado norte-americano num comunicado a que o ‘Washington Post’ teve acesso e confirmado momentos depois pelo republicano na rede social Twitter.

“Mike Pompeo, diretor da CIA, vai ser o novo secretário de Estado. Vai fazer um trabalho fantástico!”, escreveu Donald Trump no Twitter. Rex Tillerson foi afastado do cargo, após 14 meses de trabalho conjunto em que sobressaíram as diferenças entre os dois governantes. Rex Tillerson era visto com um governante mais institucional, o que contrastava com o perfil menos formal de Donald Trump.

Em comunicado, o até agora diretor da CIA disse estar “profundamente agradecido” a Donald Trump pela oportunidade de agora servir como secretário de Estado. “A liderança [de Donald Trump] tornou a América mais segura e espero representá-lo e ao povo americano perante o resto do mundo, de forma a promover a prosperidade dos Estados Unidos”, afirmou.

O republicano aproveitou para agradecer, no Twitter, a Rex Tillerson pelo trabalho desenvolvido e desejou o “melhor” para o seu antigo secretário de Estado. Gina Haspel vai tornar-se agora a nova diretora da CIA e a primeira mulher escolhida até então. Gina Haspel disse estar “grata pela oportunidade” e honrada pela confiança nela depositada.

Ler mais
Relacionadas

“Não renunciem à sua soberania”. EUA advertem países africanos para investimentos chineses

“Não estamos de forma nenhuma a tentar colocar os investimentos chineses fora de África”, garantiu o secretário de Estado dos EUA.

Regresso de Donald Trump ao protecionismo provoca fratura na Casa Branca

O gabinete do presidente dos Estados Unidos está a dividir-se entre os que apoiam o seu nacionalismo económico e os que são claramente contra. A pergunta é até que ponto conseguirá Trump governar num ambiente de crispação.
Recomendadas

“Que Deus abençoe a memória daqueles em Toledo”. Trump engana-se no nome da cidade do massacre no Ohio

O presidente norte-americano referiu-se referiu a Toledo, e não a Dayton, nas suas observações sobre um dos recentes massacres onde morreram nove pessoas e outras 27 ficaram feridas.

A “Casa de Papel” na vida real: Assalto à Casa da Moeda do México leva dos cofres 50 milhões em menos de 4 minutos

Os assaltantes conseguiram desarmar um guarda e furar todas as barreiras de segurança até chegarem ao cofre de segurança, que estaria aberto. Em menos de quatro minutos, o grupo de homens roubou e fugiu do edifício sem que a polícia tivesse sequer chegado.

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.
Comentários