Turismo ganha relevo na Madeira que foi novamente considerada o melhor destino insular da Europa

O turismo registou uma subida de 0,5% nos proveitos totais, em abril, na Madeira, e tem cada vez mais maior influência na economia da Região Autónoma.

A Madeira foi novamente considerada o melhor destino insular da Europa nos World Travel Awards na cerimónia que decorreu no passado fim-de-semana na Grécia. Esta é a terceira vez consecutiva que a Região recebe esta distinção nesta gala de prémios. Com este pendor cada vez mais turístico resta saber como a ilha se tem comportado no sector.

O turismo tem estado de um modo global com um bom desempenho na Madeira sendo uma das atividades mais relevantes, em termos sociais e económicos, da Região.

Os dados da Direção Regional de Estatística (DREM) mostram que em abril existiu um decréscimo de 4,9% nas dormidas que ficaram nos 688,8 milhares com descidas nos mercados britânico, francês e alemão. Mas a compensar estas perdas esteve a subida a nível dos proveitos totais, de 0,5%, para os 37,7 milhões de euros.

A hotelaria tem um peso muito grande em termos do turismo. Esta área representa 83,7% das dormidas turísticas da Região. O alojamento local é cada vez mais uma área que dá um contributo de relevo ao sector com um peso de 14,3% nas dormidas.

Na cerimónia de entrega do prémio de melhor destino insular da Europa a secretária regional do Turismo e Cultura, Paula Cabaço, referiu que o galardão é “um incentivo à continuidade de todo o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido” na área.

A Madeira vai ser a anfritriã da Gala Europeia dos World Travel Awards em 2019.

Ler mais
Recomendadas

PremiumO Vinho Madeira que passa de geração em geração desde 1850

O maior desafio do Vinho Madeira é aumentar a produção das castas nobres Sercial, Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez, e diminuir a produção da Tinta Negra, “que já é excessiva”, diz Pereira de Oliveira.

PremiumDireito ainda está “fora de questão” mas “poderia reter” estudantes na região

Para já, não está em cima da mesa a criação de uma licenciatura em Direito na UMa, mas o reitor José Carmo diz que o curso tem procura local.

PremiumO valor do patrocínio num evento como o Rali Vinho Madeira

O Rali Vinho Madeira é um evento que ao longo dos anos tem atraído milhares às estradas madeirenses. Mas nem só de público vive esta prova de desporto motorizado. O patrocínio é outras das vertentes que sustenta e ajuda a levar cada edição a bom porto. Entre os patrocinadores estão marcas e empresas como a MEO e o BPI.
Comentários