Turismo na região Norte bate recordes nas férias da Páscoa

Os operadores turísticos e empresas hoteleiras estão com as expectativas em alta e estimam que o turismo possa vir a bater novos recordes, dado o forte crescimento da procura turística no país.

David W Cerny/Reuters

Com a Páscoa à porta, são já vários os hotéis na região norte com uma taxa de ocupação a rondar os 80%. Os operadores turísticos e empresas hoteleiras estão com as expectativas em alta e estimam que o turismo possa vir a bater novos recordes, dado o forte crescimento da procura turística no país, avança o “Jornal de Notícias”.

Porto, Guimarães, Braga e Lamego são as cidades mais procuradas no norte do país. “As taxas de ocupações rondam os 80%” e “considerando que este tipo de visitante não reserva com muita antecedência o seu alojamento, podemos pensar que a ocupação poderá ultrapassar os 90%”, estima a Associação de Turismo do Porto e Norte.

Em abril do ano passado, registaram-se 374 mil hóspedes na região e as estimativas revelam que “a procura assume uma tendência de crescimento”. Os portugueses, espanhóis, franceses, alemães e britânicos preparam uma estadia média de 2,5 dias. “O poder de compra aumentou e há mais uma maior apetência para o consumo”, considera Luís Veiga, presidente do grupo IMB Hotéis.

A região do Algarve e da Serra da Estrela são também dois dos destinos preferidos dos portugueses e estrangeiros. Espera-se uma percentagem de ocupação dos alojamentos acima dos 70%.

Relacionadas

Turismo na Madeira cresce 1,7% em 2017

Os proveitos totais do turismo chegaram aos 407,3 milhões de euros em 2017 na Madeira. O proveito de aposento por quarto disponível (RevPAR) subiu 8,3%.

João Vasconcelos: “Só há um hotel em Lisboa preparado para pequenos-almoços para chineses”

O ex-secretário de Estado da Inústria e João Vasconcelos, que presidiu à iniciativa “Summit Shopping Tourism & Economy” explica, em entrevista ao Jornal Económico, a importância de procurar turistas dispostos a gastar dinheiro em Portugal.

Fórum da Competitividade: “Subida da derrama do IRC é um erro crasso”

O Fórum liderado por Pedro Ferraz da Costa diz ainda que “os empresários nacionais estão muito preocupados com a competitividade nacional, sobretudo face a Espanha, em particular em termos fiscais e laborais”.

‘Boom’ do turismo não é um fenómeno garantido, avisa presidente da Confederação do Turismo Português

Portugal está a perder “competitividade face a outros destinos”, garante o responsável.

Efeitos do turismo massificado em Lisboa registados em documentário

“Terramotourism” é o título de um documentário produzido pelo coletivo Left Hand Rotation, “após quatro anos de recolha de imagens na cidade de Lisboa e sobre o processo de turistificação e gentrificação que está a acontecer”. Veja o vídeo.
Recomendadas

Indústria Alimentar: o caminho da digitalização

No contexto da Indústria Alimentar, as organizações para se adaptarem necessitam de investir, e, atualmente, as tecnologias digitais chave passam pela: Robótica, Serviços móveis, Tecnologia Cloud, Internet-of-Things, Cibersegurança, Big Data e Analítica avançada, Impressão 3D, Inteligência Artificial e Social Media. Os consumidores, também eles cada vez mais nativos digitais, ditam tendências e as indústrias adaptam-se, quer […]

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.

Procrastinação ou a coragem de mudar

É preciso saber e decidir sem vacilar. Caso contrário, faremos parte das fotos guardadas no baú. Para mais tarde recordar.
Comentários