A Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) acredita que o Produto Interno Bruto (PIB) português vai expandir 2,5% este ano, segundo a nota sobre a execução orçamental até abril, a que a agência Lusa teve acesso. O cenário prevê que o crescimento económico dos próximos trimestres seja em linha com as previsões do Programa de Estabilidade do Governo.
A previsão tem por base os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) relativos ao primeiro trimestre, ou seja, uma expansão do PIB de 2,8% em termos homólogos e de 1,0% em cadeia.
“Na hipótese dos trimestres remanescentes de 2017 registarem uma variação nula em cadeia, o crescimento anual do PIB situar-se-á em 2,0%”, ou seja, mais 0,2 pontos do que a projeção do Governo, refere a nota, citada pela Lusa.
Caso o crescimento em cadeia nos próximos trimestres confirmar a previsão do Programa de Estabilidade do Governo, “o crescimento do PIB em 2017 tenderá a situar-se em torno de 2,5%”, espera a UTAO. Os técnicos da unidade prevêem que o crescimento económico corresponda às previsões do Governo “no caso de uma contracção em cadeia em torno de 0,2%”.