Venezuela: EUA acusam ex-funcionários de petrolífera estatal de ‘lavagem’ de dinheiro

O Departamento de Justiça norte-americano acusou na quarta-feira oito ex-funcionários da empresa estatal de petróleo venezuelana (PDVSA), incluindo um português, de ‘lavagem’ de dinheiro em Miami.

Em causa está a ‘lavagem’ de dinheiro de cerca de 1,2 mil milhões de dólares (cerca de mil milhões de euros) desviados da gigante petrolífera.

Em comunicado, a autoridade de justiça norte-americana indicou que os acusados usavam imóveis e esquemas sofisticados de investimentos falsos como parte de um esquema internacional.

Entre os suspeitos encontra-se o português Hugo André Ramalho Góis, de 39 anos, um colombiano, um panamiano, um uruguaio e quatro venezuelanos.

Segundo a acusação, por detrás do esquema de ‘lavagem’ de dinheiro estão investimentos falsos, gestores, empresas de intermediação financeira, bancos e empresas de investimentos imobiliários.

Entre os alegados conspiradores estão ex-funcionários da PDVSA, ‘profissionais’ na ‘lavagem’ de dinheiro e membros da elite venezuelana.

De acordo com a acusação, a conspiração terá começado em dezembro de 2014, com um esquema de câmbio pensado para desviar mais de 500 milhões de euros da PDVSA, obtidos por meio de suborno e fraude.

Em maio de 2015, a conspiração terá duplicado de valor, atingindo os mil milhões de euros que terão sido desviados da PDVSA, a principal fonte de renda e de moeda estrangeira da Venezuela (principalmente dólares americanos e euros).

Ler mais
Relacionadas

Venezuela: Presidente Nicolás Maduro elimina cinco zeros ao bolívar

O Presidente da Venezuela anunciou hoje que vai eliminar cinco zeros ao bolívar, dois a mais do que o esperado, na sequência do processo de reconversão monetária previsto para 20 de agosto.

Venezuela: FMI prevê queda de 18% do PIB e inflação de 1.000.000% até final do ano

O Fundo Monetário Internacional (FMI) atualizou as projeções económicas para a América Latina até finais de 2018, prevendo que a Venezuela vai enfrentar uma queda de 18% do PIB e uma inflação de 1.000.000%.
Recomendadas

“Que Deus abençoe a memória daqueles em Toledo”. Trump engana-se no nome da cidade do massacre no Ohio

O presidente norte-americano referiu-se referiu a Toledo, e não a Dayton, nas suas observações sobre um dos recentes massacres onde morreram nove pessoas e outras 27 ficaram feridas.

A “Casa de Papel” na vida real: Assalto à Casa da Moeda do México leva dos cofres 50 milhões em menos de 4 minutos

Os assaltantes conseguiram desarmar um guarda e furar todas as barreiras de segurança até chegarem ao cofre de segurança, que estaria aberto. Em menos de quatro minutos, o grupo de homens roubou e fugiu do edifício sem que a polícia tivesse sequer chegado.

Japão testa drones que transportam pessoas para diminuir o trânsito

Os responsáveis pelo projeto apontam que os drones tripulados poderão ser uma solução para combater o trânsito: “O Japão é um país com uma densidade populacional muito elevada, e como tal, carros voadores poderão ser a solução para diminuir o trânsito no país”.
Comentários