Vivo em união de facto. Entrego o IRS em conjunto ou em separado?

É já entre abril e maio que voltará a preencher novamente o modelo 3 com os seus rendimentos e deduções relativos a 2017. Se vive em união de facto, pode entregar o IRS em conjunto ou em separado.

Vivo em união de facto. Devo preencher o IRS em conjunto ou em separado?

Pode entregar em conjunto ou em separado, dependendo da opção que lhe for mais compensadora.

Por exemplo, se um dos elementos do casal tiver uma diferença significativa de rendimentos têm vantagens em apresentar a declaração em conjunto, uma vez que a soma dos rendimentos e dividi-lo por dois, permite tributar os rendimentos a uma taxa mais baixa.

Ou seja, caso entregue o IRS em separado, o ordenado mais elevado fica sujeito uma taxa de IRS superior.

Tenho filhos e vivo em união de facto. Como devo fazer?

Um casal com filhos em união de fato pode apresentar o IRS em conjunto ou em separado, tal como nas uniões de fato sem filhos. Apresentar os rendimentos em conjunto pode aliviar a fatura fiscal a pagar.

Quando é que posso usufruir do regime de união de facto?

Para ser abrangido perante a lei pelo regime de união de facto, o casal necessita de partilhar habitação própria e permanente, há mais de dois anos.

Ler mais
Recomendadas

Saiba quais as medidas de segurança nos locais destinados à dança

É obrigatório ter serviço de vigilância com recurso a segurança privada, aplicável obrigatoriamente em espaços com lotação igual ou superior a 200 pessoas.

Está à procura de um sítio para ficar estas férias? Deco sugere Eco Hotel

Ao estar a selecionar a opção de ficar num alojamento Ecológico, está também a contribuir para garantir mais sustentabilidade e um meio ambiente muito melhor.
Comentários