Voo dos pássaros influencia a forma dos seus ovos

Estudo internacional revela que pássaros com melhores capacidades de voo propendem a pôr ovos com forma assimétrica ou de elipse.

Estudo hoje divulgado, que será publicado esta sexta-feira na revista científica Science, revela que pássaros com melhores capacidades de voo propendem a pôr ovos com forma assimétrica ou de elipse, relata a Lusa.

“As variações de tamano e de forma dos ovos de diferentes espécies de aves não é aleatória, mas está relacionada com diferenças de ecologia, em particular o grau de adaptação de cada espécie à atividade de voar”, explica Joseph Tobias, investigador do Imperial College de Londres e um dos co-autores do estudo, citado comunicado da universade Princeton.

O estudo internacional aponta que na origem da diversidade de formas dos ovos, está a membrana do ovo e que sem a casca, o ovo conserva a sua forma.

O documento aponta ainda que a redução do tamanho do corpo das aves, principalmente da cavidade abdominal, se deve processo evolutivo, que resulta, também, na capacidade de voo, e que a forma dos ovos é otimizada para alcançar o maior volume possível sem ocupar muito espaço.

A revelação de que constrangimentos morfológicos associados à ação de voar contribuem para a forma dos ovos, vem questionar a ideia predominante de que a forma de um ovo é estabelecida pelo número habitual de ovos em cada postura ou pelo local onde se encontram os ninhos, afirmam os investigadores.

Para a realização do estudo, foram utilizadas cerca de 50 mil ovos (maioritariamente recolhidos no final do século XIX, início do século XX), de 1,400 espécies de aves, a nível mundial, e a equipa de investigadores precisou utilizar ferramentas de ciência computacional, biologia comparativa, matemática e biofísica, conclui a universidade norte-americana, uma dos participantes no estudo.

 

Ler mais
Recomendadas

Vistos gold: Investimento captado mais do que triplicou em julho para 98,2 milhões de euros

O investimento captado através dos vistos ‘gold’ mais do que triplicou (aumentou 276%) em julho, face ao período homólogo de 2018, para 98,2 milhões de euros, segundo contas feitas pela Lusa com base nos dados estatísticos do SEF.

Número de viciados em jogo online aumentou mais de 8% em Portugal

No espaço de seis meses, 38.600 pessoas pediram para ser impedidas de jogar online, mais 3.200 pessoas face a 2018, uma subida de 8,3%.

Avião de carga aterrou de emergência no aeroporto do Porto  

Um avião de carga com dois tripulantes fez hoje uma “aterragem de emergência” em segurança no aeroporto do Porto devido a um “problema no motor”, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.
Comentários