As bolsas norte-americanas negoceiam esta terça-feira animadas, no primeiro dia de reunião de política monetária da Reserva Federal norte-americana e a recuperar das perdas registadas nas últimas sessões. A animar Wall Street estão os setores tecnológico, de onde se destacam o Facebook e a Alphabet, e o setor da banca, incluindo o Citi e o Bank of America.
O industrial Dow Jones avança 0,25% para 21.288,75 pontos, o financeiro S&P 500 sobe 0,13% para 2.432,59 pontos e o tecnológico Nasdaq ganha 0,61% para 6.213,29 pontos. O dólar segue a depreciar face às pares europeia e japonesa.
Os investidores esperam que o fim da reunião de dois dias da Fed seja previsível e que Janet Yellen anuncie uma subida de 25 pontos base nas taxas de referência dos federal funds. A incerteza é se a presidente do banco central dos EUA irá dar indicações sobre o calendário de mais subidas ao longo do ano e sobre o fim da política de estímulos à economia.
No petróleo, o preço do crude WTI negociado em Nova Iorque cai 0,67% para 45,77 dólares por barril, enquanto o Brent negociado em Londres desvaloriza 0,41% para 48,09 dólares por barril. O mercado está a reagir à divulgação de um relatório da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) sobre a produção em maio.
A produção de petróleo aumentou 336.100 barris por dia, com grande contributo da Líbia e da Nigéria. Os números levantam questões sobre a eficácia do acordo, em vigor desde janeiro e prolongado recentemente até março do próximo ano, que visa diminuir o excesso de oferta face à procura e causar um aumento gradual dos preços.