Os principais índices norte-americanos iniciaram a sessão desta terça-feira a negociar em terreno negativo com os mercados a evitarem negociações arriscadas na semana em que o ex-diretor do FBI James Comey vai depor no Congresso e em que no Reino Unido ocorrem eleições.
Nos Estados Unidos aguarda-se com expectativa as declarações de Comey, que estava a investigar alegadas ligações entre a campanha eleitoral do presidente norte-americano Donald Trump e a Rússia, tendo sido demitido em maio pelo chefe de Estado.
Os investidores aguardam ainda a reunião do Banco Central Europeu (BCE).
“Os índices estão com um padrão de retenção, com um preconceito negativo que aguarda os eventos-chave de quinta-feira, nomeadamente o testemunho de Comey, as eleições do BCE e do GB”, escreveu Peter Cardillo, economista-chefe da First Standard Financial em Nova York, à Reuters. “Por outro lado, os investidores no estrangeiro estão a aumentar o investimento em ouro, já que a situação política na Grã-Bretanha e os EUA aumentam o nível de ‘fear factor'”.
O industrial Dow Jones caiu 0,22% para 21.137,97 pontos, o S&P 500 desceu 0,24% para 2.430,14 pontos e o Nasdaq recuou 0,2% para 6.283,25 pontos.
No mercado petrolífero, o brent desvaloriza 0,26% para 49,34 dólares enquanto o crude WTI recua 0,13% para 47,34 dólares.